Os deputados do Partido Ecologista Os Verdes entregaram esta semana na Assembleia Municipal de Lisboa um documento em que questiona a autarquia sobre a data de arranque das obras de ampliação da Casa dos Animais de Lisboa.
De acordo com o jornal Público, a obra já deveria ter arrancado no início de 2018, mas um ano depois ainda não avançou. A Câmara Municipal de Lisboa diz que os trabalhos deverão começar no terceiro trimestre de 2019, devendo estar terminados durante o primeiro semestre de 2020, prevendo-se um investimento global de 1 milhão de euros.
Os deputados do partido ecologista defendem que obras de ampliação da Casa dos Animais, “bem como o reforço de meios humanos e materiais, são condições imprescindíveis para que este importante equipamento municipal preste um serviço de qualidade no que diz respeito ao bem-estar animal”.
Em janeiro de 2018, Maria Quaresma dos Reis, Provedora dos Animais de Lisboa, revelava que pretendia criar famílias de acolhimento voluntárias e temporárias para receber os animais abandonados da cidade de Lisboa. Uma medida para dar resposta “à falta de lotação da Casa dos Animais”, defendia na altura.