Quantcast
Animais de Companhia

Lisboa: animais abandonados vão ter famílias de acolhimento

Lisboa: animais abandonados vão ter famílias de acolhimento

A Provedora dos Animais de Lisboa, Marisa Quaresma dos Reis, quer criar famílias de acolhimento voluntárias e temporárias que recebam os animais abandonados da cidade de Lisboa. Esta medida pretende dar resposta “à falta de lotação da Casa dos Animais, revelou a Provedora dos Animais de Lisboa em declarações à agência Lusa.

De acordo com a responsável, o objetivo é criar um programa para “recrutar um terceiro perfil de voluntários da Casa dos Animais de Lisboa que serão famílias de acolhimento temporário, o que implicará uma alteração ao próprio regulamento, que à partida já está em fase de aprovação final”.

Aqueles que estiverem disponíveis para acolher estes animais deverão “mostrar a sua idoneidade através da apresentação do registo criminal e declaração da Junta de Freguesia” e inscrever-se junto do núcleo de voluntários da Casa dos Animais.

Os custos do acolhimento serão suportados pelo município de Lisboa e as famílias poderão contar com “acompanhamento médico-veterinário prestado pela Casa dos Animais, bem como alimentação”.

A ideia terá sido “bem acolhida pela Câmara Municipal” e o programa deverá avançar “em breve”, de acordo com Marisa Quaresma dos Reis.

A responsável revelou ainda em declarações à Lusa que constituiu uma “comissão de redação da proposta de regulamento municipal de bem-estar animal”, que será enviada à Câmara Municipal “já no início de 2018”. Para além disso, a Provedora dos Animais irá criar uma comissão de acompanhamento de animais “em situação vulnerável” que incluirá, para além da própria, a polícia, a veterinária municipal e associações.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?