O Governo da Holanda vai aplicar a legislação criada para proibir a criação de cães com focinhos considerados curtos de mais. A lei foi aprovada em 2014 e inclui a proibição de criação de 20 raças de braquicéfalos.
A normativa cria um sistema de semáforo, que classifica as ‘raças proibidas’ para criação de acordo com a medida do focinho e da cabeça.
O semáforo vermelho aplica-se a cães com um focinho mais curto do que um terço do crânio, como é o caso dos cães da raça pug, bulldog francês e bulldog inglês, com a proibição imediata da criação dos cães destas raças.
O semáforo laranja aplica-se a cães com focinhos com uma dimensão entre um terço e metade do crânio, e só permite a criação se forem cumpridos os restantes critérios de criação dos animais. O semáforo verde, por outro lado, permite a criação e aplica-se a raças de cães com focinhos que equivalem a, pelo menos, metade do crânio do animal.
Nos últimos anos tem-se somado o número de ações de consciencialização para os problemas de saúde e de bem-estar associados aos cães braquicéfalos. Além disso, um estudo recentemente publicado conseguiu demonstrar que a causa para os problemas respiratórios destes cães pode ser uma mutação genética.