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Médicos Veterinários

Como lidar com conflitos em ambiente veterinário?

clínica veterinária

O profissional de veterinária vê-se a braços com diversos desafios na sua rotina laboral. Gerir clientes e mesmo a equipa de trabalho pode levantar questões e, em alguns casos, conflitos difíceis de lidar. Wendy Jureski, diretora de prática veterinária e investigadora de Jacksonville, nos EUA, num artigo publicado no site Veterinary Leadership Expert – Dr Dave Nicol, destaca as causas mais comuns de conflito em ambiente veterinário.

“Mau trabalho em equipa, má comunicação − ou falta dela −, fraca cultura no local de trabalho, comportamento passivo-agressivo e condições laborais precárias” são os principais pontos apresentados pela profissional.

 

Em casos extremos, estas situações podem mesmo levar os funcionários da clínica a tirarem períodos prolongados de licença, ou mesmo a demitirem-se, para evitar a toxicidade do trabalho. Nestes casos, explica Wendy Jureski, é extremamente importante criarem-se estratégias para lidar com o conflito no local de trabalho de forma eficaz, para evitar uma rutura total.

O problema de lidar com o conflito entre colegas de trabalho é que, muitas vezes, ele pode passar despercebido, começa por referir a diretora de prática veterinária norte-americana, enumerando alguns dos primeiros sinais de conflito: “diminuição da participação da equipa, desenvolvimento de uma cultura ‘nós contra eles’, maior evitação de certos membros da equipa e aumento das taxas de ‘doença’¹”.

 

Conheça algumas das estratégias sugeridas pela profissional para ultrapassar estas situações:

  1. Encarar para resolver

Embora a resolução de conflitos possa ser complicada, é importante não a ignorar. Caso contrário poderá tornar a rotina de trabalho muito mais difícil.

  1. Unir os elementos da equipa
 

Afastar determinados membros da equipa poderá ajudar a aumentar a tensão, na medida em que passam a ser criados dois polos. Reunir os elementos em questão, assume-se, na opinião de Wendy Jureski, uma maneira muito melhor de lidar com conflitos.

  1. Estabelecer regras e limites

“É bom estabelecer algumas regras básicas antes de entrar em qualquer negociação de resolução.” As regras sugeridas para uma conversa produtiva são: “não interromper um ao outro, não levantar a voz, entre outros”. É importante também consciencializar todas as partes para as regras de comportamento do CAMV ou empresa.

  1. Destacar pontos em comum
 

Encontrar um terreno comum durante a conversa pode ser fundamental para ajudar as partes a se identificarem. Se a situação for particularmente complicada, poderá fazer sentido considerar um terceiro mediador que se dê bem com os dois colegas de trabalho.

  1. Palavra de ordem: Empatia

Inteligência emocional e empatia são características fundamentais por parte de todos os envolvidos. Por vezes, pode mesmo ser necessário pedir desculpa para chegar a um acordo mútuo. “Este pode ser uma pílula difícil de engolir para alguns, mas é absolutamente essencial para permitir o progresso²”, revela.

  1. Trabalhar para uma cultura de trabalho positiva

Para evitar mais crises no futuro, os líderes devem contribuir para criar um ambiente de trabalho positivo. “Criar uma boa cultura de trabalho exigirá o compromisso de fazer as coisas certas repetidamente ao longo do tempo.” Wendy Juresky descreve quatro áreas específicas que os líderes devem trabalhar na sua prática para aprimorar a sua cultura de trabalho. Essas ações são:

– Reservar mais tempo para os objetivos de liderança;

– Criar um conjunto de valores de práticos;

– Lidar com a toxicidade no local de trabalho;

– Aprimorar os processos de recrutamento e retenção.

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