A forma como os profissionais veterinários interagem com os clientes foi mudando naturalmente com a pandemia da Covid-19, altura em que foram adotados mais métodos virtuais e remotos de comunicação e um declínio acentuado do contacto presencial. O VetsSurvey 2021 avaliou este impacto, questionando os profissionais veterinários sobre os métodos atuais de contacto com os clientes.
O relatório indica que, globalmente, o contacto telefónico aumentou de forma notória − 65% dos profissionais veterinários afirmam que o contacto com os clientes por telefone aumentou desde a pandemia.
Logo a seguir, mais de metade (52%) referem que a utilização do correio eletrónico aumentou, enquanto um terço (30%) afirma que está a contactar mais os clientes através do Facebook. 1 em cada 5 (20%) afirma que a sua utilização de correio/cartas diminuiu, enquanto 14% afirmam que utilizam menos folhetos do que antes da pandemia.
Na América do Norte, a proporção de veterinários que afirmam que a utilização do telefone para contactar os clientes (79%) é significativamente mais elevada do que a média global (65%). O mesmo se aplica ao correio eletrónico (69%) em comparação com a média dos restantes países (52%), o que sugere que a mudança nos métodos de comunicação tem sido mais ativa neste mercado do que noutros.
Os países da América do Sul e da América Central, México e Caraíbas mostram a sua preferência para comunicar através do Facebook.
A utilização do correio/cartas diminuiu sobretudo na Europa Ocidental (22%) e na Austrália, Nova Zelândia e Oceânia (33%). O Reino Unido e o Canadá estão a impulsionar a utilização do correio eletrónico (74% e 75%), juntamente com os EUA (68%). O mesmo se verifica para os aumentos na utilização do telefone (81%, 82%, 78%).