Quantcast
Animais de Companhia

Stress térmico afeta a reprodução dos cães, diz estudo

Stress térmico afeta a reprodução dos cães, diz estudo iStock

Um estudo revelou que o stress térmico afeta negativamente tanto o desempenho reprodutivo dos cães como o seu bem-estar, tendo ainda concluído que elevadas temperaturas impactam diretamente a qualidade do esperma dos cães.

De acordo com os investigadores, quando a temperatura aumenta, o corpo destes animais responde de forma a manter o equilíbrio interno, desencadeando stress térmico. Este processo gera um acumular de espécies reativas de oxigénio (ROS), que afetam a vitalidade do esperma por meio da peroxidação lipídica, causando disfunção espermática.

 

A investigação analisou 36 cães sem raça definida, divididos em dois grupos: um exposto a stress térmico e outro mantido em condições térmicas neutras. Ao longo de 90 dias, foram medidos vários parâmetros bioquímicos e de qualidade do esperma para avaliar o efeito do calor nos critérios quantitativos e qualitativos do mesmo.

As conclusões indicam que cães submetidos a elevadas temperaturas experimentaram uma diminuição significativa na concentração de proteínas totais, albumina e ureia, após 60 dias, em comparação com animais expostos a condições normais. Também foi observada uma redução de enzimas antioxidantes como catálase e glutationa peroxidase em cães do grupo exposto a um stress térmico.

 

Por outro lado, com o passar do tempo, o potencial antioxidante aumentou nos cães expostos ao calor, enquanto as espécies reativas de oxigénio nos espermatozoides aumentaram significativamente no dia 90. A concentração de esperma e a contagem total de espermatozoides também diminuíram no grupo exposto a elevadas temperaturas após apenas 30 dias, mostrando uma redução contínua em comparação com cães em condições normais.

“Os resultados sugerem que as altas temperaturas durante os meses de verão podem ter um efeito prejudicial na reprodução canina, especialmente em animais que permanecem ao ar livre. Embora o estudo apresente limitações quanto à homogeneidade racial dos grupos, oferece informações valiosas sobre o impacto do calor na saúde reprodutiva dos cães”, salientam os investigadores.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?