Saúde

Confirmadas duas mortes na Alemanha devido a contaminação com listeriose

Confirmadas duas mortes na Alemanha devido a contaminação com listeriose

Foi esta quarta-feira (2 de outubro) confirmada a morte de duas pessoas na Alemanha devido a uma contaminação com listeriose depois de consumirem produtos da empresa de carne Wilke Wurstwaren. A empresa já foi fechada por ordem veterinária do instituto de virologia de Berlim Roberta Koch (RKI).

O laboratório revela que foi possível estabelecer uma “relação direta” entre as duas mortes e o consumo de produtos da empresa de carnes, estabelecendo uma probabilidade de 99,6%.

Recorde-se que, já em agosto deste ano, houve um surto de listeriose em Espanha que atingiu 204 pessoas, causou três mortes e provocou cinco abortos, de acordo com dados oficiais. Na altura, a Confederação Empresarial Veterinária Espanhola (CEVE) anunciou inclusive que foram detetados dois casos de cães expostos a carne contaminada com listeriose, em Sevilha, local de origem do surto desta doença no país vizinho.

As autoridades alemãs já confirmaram que as vítimas são dois idosos do estado federado de Hesse, no oeste da Alemanha, e que existem 37 casos de pessoas doentes que podem estar relacionados com o consumo de carne da mesma empresa.

A listeriose é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes, habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados. A infeção pode causar febre, calafrios, dores musculares, enjoo, vómitos e diarreia.