Chama-se ‘Porto dos Gatos’ e é o novo ‘cat café’ a Norte do país. De acordo com o jornal Público, por detrás do projeto estão Fátima Meireles e Joana Rocha, amantes de animais que se dedicam ao resgate de gatos nas zonas de Esposende e Valongo, oferecendo-lhes cuidados de vacinação e esterilização.
De acordo com as empreendedoras, o objetivo do primeiro ‘cat café’ do Porto é “sensibilizar as pessoas tanto para a defesa dos direitos dos animais, como para a alimentação com produtos de base vegetal”. No menu constam pratos cujos nomes correspondem a raças de gatos, com sugestões como sopas, hambúrgueres e petiscos como espinafres salteados, beringela laminada ou trouxinhas de alheira vegetal, assim como chás e sumos naturais, vinhos, cerveja e bebidas espirituosas.
O convívio com os gatos fica ao critério daqueles que visitam o espaço, uma vez que os gatos estão separados do espaço de restauração com uma parede de vidro. Além disso, os animais que estão no espaço podem ser adotados, já que segundo as proprietárias “tê-los aqui não é um negócio.”
Em breve, o ‘Porto dos Gatos’ pretende começar a promover ações de sensibilização para a adoção de animais, exposições, vender postais e organizar eventos, como ioga com gatos.
Em 2016, abriu em Lisboa o primeiro ‘cat café’ do país, na zona da Estrela, espaço que viria a fechar no ano seguinte, apenas alguns meses depois de ter aberto portas com menus especiais para amantes de gatos, biblioteca e adoção de animais.
Nota: imagem retirada da página de Facebook do ‘Porto dos Gatos’