O Instituto Veterinário tem por base um pequeno consultório veterinário, um dos mais antigos de Almada. Com a intervenção de uma equipa dinâmica e ambiciosa, o percurso deste Instituto foi iniciado em 1999. A então ‘Clínica Veterinária D. Sancho I’ era um espaço renovado, com novos meios técnicos e humanos, de forma a aumentar a oferta de serviços ao dispor dos clientes. Desde logo, o nosso objetivo foi oferecer aos pacientes e donos um atendimento profissional e dedicado. A aceitação foi benéfica e houve necessidade de crescer para fazer face a novas exigências. Em 2001 foi aberto o novo espaço que ainda hoje se mantém, resultado de um esforço conjunto dos seus fundadores e atuais colaboradores. “Já era uma ideia de final de curso constituir uma clínica própria”, explica Pedro Pinho Lopes, diretor clínico do Instituto. Posteriormente juntou-se à equipa uma nova colega, mais auxiliares e foi criado um espaço maior.
“Em 2007 abrimos a segunda clínica no Alto de Algés e em 2010 a do Restelo”, avança Rita Pinho Lopes, também proprietária e diretora clínica do Instituto composto atualmente por três clínicas (Clínica D. Sancho I, Clínica Alto Algés e Clínica do Restelo). A equipa é atualmente constituída por cinco médicos veterinários, três auxiliares, uma rececionista e uma enfermeira. “Os médicos veterinários vão estando em todas as clínicas fazendo urgência em todas elas e revezando-se”, esclarece Rita Pinho Lopes. Tem vindo a ser desenvolvido um trabalho continuado e em constante desenvolvimento, tanto a nível de equipamento, como de formação. “Contamos com médicos veterinários experientes e auxiliares de veterinária dedicados. Preocupamo-nos em acompanhar a evolução da própria medicina veterinária, fomentando entre os nossos colaboradores a realização de pós-graduações em algumas especialidades veterinárias”, referem os responsáveis.
Desde a abertura que o crescimento se prende sobretudo com o facto de haver mais meios disponíveis, médicos veterinários mais capazes e pessoas mais sensibilizadas para acederem a esses mesmos meios. “Temos todo o equipamento disponível para a realidade dos nossos clientes e para aquilo que necessitamos”, defende o diretor clínico. Neste momento, os responsáveis estão “expectantes quanto ao futuro”. Uma forma de promover a continuação da procura dos cuidados veterinários aos pacientes é a facilitação de crédito. “Nota-se que as pessoas vão deixando arrastar cada vez mais os casos. Tentam poupar onde podem, mas é nosso objetivo não deixar de tratar um animal que precise de cuidados”, adianta Rita Pinho Lopes. Os tempos são de mudança e de adaptação à realidade do país. “Tentamos exercer cada vez mais a Medicina pelos sentidos”, esclarece Pedro Pinho Lopes.
Proximidade com o cliente
O Instituto Veterinário distingue-se pela relação com o cliente e com o animal. Rita Pinho Lopes defende a proximidade com o cliente. “Tentamos diferenciar-nos mais por este aspeto”, diz-nos. Um dos aspetos da medicina veterinária atual tem a ver com o diagnóstico mais precoce. “As pessoas permitem que usemos cada vez mais meios e nesse sentido descobrimos mais a causa das patologias, enquanto há uns anos os animais morriam e muitas vezes não se sabia por que motivo”, explica Pedro Pinho Lopes. Uma das tendências dos nossos dias tem a ver com o facto de as pessoas quererem saber o que esconde determinada doença. “Antigamente, o animal estava doente e tentava tratar-se ou não. Os clientes agora querem saber porquê. Cada vez mais se diagnosticam tumores, o que não quer dizer que não existissem antes, mas atualmente são mais diagnosticados. Tentamos trabalhar cada vez mais através da Medicina Preventiva e os clientes aderem. Descobrimos muito mais patologias atempadamente”, revela Rita Pinho Lopes. Nesse sentido, o Instituto conta com médicos veterinários vocacionados para áreas com formações específicas. “Quando é uma área que determinado médico veterinário se sente à vontade tratamos, mas quando isso não é possível e sai das nossas competências recorremos a médicos vocacionados em determinada área, como é o caso da Oftalmologia. O facto de haver colegas que vão de clínica a clínica fazer consultas acaba de mudar um pouco a mentalidade dos médicos veterinários. Há uns anos não existia esta realidade. Agora temos colegas a deslocarem-se às clínicas para realizar consultas de oftalmologia, ecografias e inclusivamente cirurgias”, destaca Rita Pinho Lopes.
Numa fase menos positiva para o país e perante a atual conjuntura em que todas as pessoas estão mais centradas na economia, mais do que criar novos projetos para 2013, o Instituto Veterinário quer manter os clientes e promover a prevenção das doenças dos seus animais de companhia. A patologia dos clientes vai-se diferenciando dependendo das clínicas. Por outro lado, as pessoas estão mais informadas e já chegam às consultas com algumas questões. “Reestruturámos há pouco tempo a página do Facebook e a resposta tem sido francamente positiva”, adianta Rita Pinho Lopes.
Serviços à disposição
Raio X
Com um aparelho de raio-X moderno e específico para medicina veterinária, o Instituto garante a realização de qualquer radiografia com ou sem meios de contraste (urografia de contraste, cistografia) com consequente interpretação do mesmo, com ou sem relatório. Realiza-se também raio-X de despiste de displasia da anca e cotovelo.
Cirurgia ortopédica
Além dos meios técnicos e físicos necessários para o diagnóstico de problemas ortopédicos, o Instituto está também equipado por forma a realizar cirurgias ortopédicas, como por exemplo a resolução das mais variadas fraturas e problemas genéticos a nível articular, de displasia da anca, entre outros.
Consultas
Durante o horário de funcionamento do Instituto Veterinário, o cliente pode levar o seu animal para uma consulta de medicina geral ou de especialidade ou para uma vacinação, com marcação prévia. No que respeita às consultas de animais exóticos, essas serão possíveis mediante marcação para garantir que os pacientes são atendidos por uma colega formada nessa área. Relativamente a consultas de especialidade, o Instituto conta com veterinários dedicados a áreas mais específicas.
Medicina interna: Os animais são avaliados para problemas gastrointestinais, hepáticos, pancreáticos, urológicos e endócrinos. Sempre que necessário serão efetuadas análises sanguíneas e outros exames com vista ao correto diagnóstico.
Ortopedia: Os animais são avaliados consoante o seu estado de desenvolvimento com vista o diagnóstico de afeções ósseas de nascimento, congénitas ou adquiridas; de desenvolvimento ou relacionadas com os geriátricos (artroses, artrites, tumores ósseos, etc.). Dentro desta área são também avaliados os animais que sofreram de qualquer tipo de fraturas ósseas.
Neurologia: Observam-se animais com problemas neuromusculares e/ou neurológicos, como problemas cranianos ou de coluna vertebral.
Dermatologia: Uma vasta área em medicina veterinária que diz respeito aos problemas da pele, como sejam alergias, infeções, queda de pelo, etc., e que exigem testes e análises específicas, exames esses disponíveis no Instituto Veterinário.
Cardiologia: Neste serviço são avaliados problemas cardíacos, tão frequentes nos nossos animais de companhia, com a ajuda de eletrocardiogramas e/ou raios-x torácicos.
Consultas de reprodução e inseminação artificial: É feita a avaliação de cadelas ou gatas com vista ao diagnóstico ou tratamento de patologias relacionadas com a reprodução – acompanhamento de uma gravidez, saber as causas pelas quais o seu animal não engravida e se possível inverter essa situação, entre outros.
Medicina dentária: Uma área ainda em desenvolvimento em medicina veterinária, mas que permite fazer face a problemas diversos como o tártaro, dentes partidos ou em mau estado, gengivites, entre outros.
Domicílios
Para os clientes com dificuldade em deslocarem-se ao Instituto Veterinário, os médicos veterinários do Instituto vão a casa para a realização da vacinação ou consulta dos animais de estimação e posterior transporte para as instalações de uma das clínicas, sempre que a situação assim o justifique.
Salão de beleza
O Instituto tem ao dispor um serviço de banhos e tosquias por marcação, realizados por uma profissional especializada, com quem os proprietários poderão falar para pedir conselhos sobre a manutenção, saúde e beleza do seu animal.
Ecografia
Através de ecografias, associadas a outros exames e análises, é possível fazer uma avaliação mais profunda de alterações a nível da cavidade abdominal. É possível o diagnóstico fiável de patologias várias, como sejam a existência de massas tumorais, cálculos urinários, entre outros. É também muito utilizada para diagnóstico de gestação com avaliação da viabilidade fetal e ajuda à determinação da data prevista de parto.
Eletrocardiografia
O Instituto possui um eletrocardiógrafo veterinário que permite avaliar de uma forma fidedigna os problemas cardíacos de cães e gatos; determinar a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco e existência de arritmias. É igualmente útil como meio auxiliar durante uma intervenção cirúrgica.
Análises clínicas
O Instituto realiza análises sanguíneas básicas e outras análises em tempo útil, já que possui um laboratório adequado às necessidades do dia-a-dia. Para análises mais específicas existe um acordo com um laboratório especializado que garante a realização de qualquer análise no mais curto espaço de tempo possível.