A OMS ficou encarregue de divulgar a notícia, uma vez que o Ministério da Saúde indonésio determinou, há duas semanas, não tornar públicos novos casos.
Segundo a “EFE”, na origem desta medida do governo indonésio esteve o facto da imprensa, ao noticiar o aparecimento de casos de gripe aviária, deteriorar a imagem do país e não cooperar no combate à epidemia.
Contudo, as autoridades indonésias vão continuar a comunicar todos os casos registados no país à OMS, como estabelece a regulação deste organismo internacional, e divulgarão, a cada semestre, aos meios de comunicação social, um balanço global de número de mortos.
De acordo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o reaparecimento da doença em vários países confirma que o vírus continua a representar uma ameaça a nível global.
Indonésia: Gripe aviária faz mais duas vítimas mortais
Mais duas mulheres morreram na Indonésia, elevando para 111 o número de mortes provocadas pela gripe aviária neste país, informou a imprensa local no dia 20 de Junho, citando um comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS).