Quantcast
Empresas

IDEXX disponibiliza testes a SARS-CoV-2 para animais

Veterinaria Atual teste Covid  animais

Depois de anunciarem que os milhares de testes para o vírus SARS-CoV-2 que realizaram em cães e gatos tinham acusado negativo, os Laboratórios IDEXX lançaram agora o sistema de testes veterinários que esteve na origem desta iniciativa. A empresa estado-unidense anunciou ontem, dia 20 de abril, que o teste RT-PCR para animais de estimação vai estar disponível para os veterinários na América do Norte esta semana, estendendo-se nas próximas semanas a outras localizações, incluindo a Europa.

Os resultados vão ser avaliados nos 80 laboratórios da empresa por todo o mundo, que diz estar a responder à procura de testes para animais por parte dos detentores.

Em declarações à publicação britânica Vet Times, o presidente e diretor-geral da IDEXX, Jay Mazelsky, disse que “embora não haja atualmente evidências de que os cães ou gatos desempenhem um papel na transmissão da doença aos humanos, tornou-se claro que disponibilizar o teste era a coisa certa a fazer quando há evidências clínicas que os animais — especialmente os gatos e os furões — podem, em casos raros, estar em risco de infeção”.

Já foram vários os especialistas e associações profissionais que questionaram tais evidências, explicando que os animais analisados foram sujeitos a cargas virais muito altas que não ocorreriam normalmente.

O responsável acrescentou ainda que os testes dos laboratórios não vão afetar a escassez de testes à Covid-19 em humanos: “A IDEXX não espera que este teste veterinário tenha um impacto nos testes à Covid-19 em humanos ou que afete a sua disponibilidade.”

A delegação da empresa dedicada à saúde humana, a OPTI Medical Systems, encontra-se ainda a desenvolver um kit de testes PCR para humanos, com base na experiência da IDEXX no fabrico de testes PCR para o ramo pecuário.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?