Os Laboratórios IDEXX anunciaram que, até ao momento, não se registou qualquer resultado positivo em animais de estimação da estirpe Sars-CoV-2, responsável pela doença Covid-19.
A empresa tem testado milhares de cães e gatos para a validação de um novo sistema de testes veterinários para o vírus.
As amostras utilizadas foram submetidas aos Laboratórios de Referência IDEXX para testes PCR (polymerase chain reaction).
Os resultados vêm reforçar a informação anteriormente transmitida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o facto de o vírus ser transmitido de pessoa para pessoa.
“Caso as principais autoridades sanitárias determinem que é clinicamente relevante testar animais de estimação para o vírus Covid-19, o IDEXX estará pronto para disponibilizar o teste PCR IDEXX Sars-CoV-2”, referiu Jay Mazelsky, presidente e chefe-executivo da IDEXX.
No caso de cães ou gatos virem a apresentar sinais respiratórios, a recomendação é contactar um médico veterinário para testar patógenos respiratórios mais comuns.
“Os animais de estimação são membros importantes da nossa família, e queremos mantê-los saudáveis e seguros. Continuaremos a monitorizar o Covid-19 e a saúde dos animais de estimação através da nossa rede global de Laboratórios de Referência IDEXX, à medida que esta situação evolui”, acrescenta.