As CVBD são doenças em que os agentes etiológicos são transmitidos entre os cães por insetos ou por carraças. Além disso, alguns destes agentes são também transmissíveis aos seres humanos, podendo causar as chamadas doenças zoonóticas ou zoonoses.
Dos 1205 cães analisados 565 eram assintomáticos, já 640 cães apresentaram manifestações clínicas suspeitas de CVBD. Nos cães assintomáticos a seroprevalência dos agentes variou entre 0,2% para Borrelia e 4,6% para Anaplasma spp. Houve 14,2% de cães infetados indistintamente com pelo menos um dos agentes e 1,9% dos 565 cães tinham co-infeções, ou seja, estavam infetados com dois ou três agentes. Nos cães clinicamente suspeitos a seroprevalência variou entre 0,5% para Borrelia e 25,3% para Leishmania. Foram detetados 46,6% de cães infetados com pelo menos um dos agentes e 11,4% dos 640 tinham co-infecções com dois, três ou mesmo quatro agentes. As co-infecções podem ser causa do agravamento das CVBD.
O estudo realizou-se de outubro de 2010 a abril de 2011 e envolveu 120 centros de atendimento médico-veterinário na pesquisa. Cláudio Mendão, Business Unit Manager CAP – Bayer (Divisão Saúde Animal), sublinha o “significado ‘simbólico’ que tem uma empresa como a Bayer investir numa apresentação a médicos veterinários numa altura em que não se fala de mais nada a não ser a crise económica. Com este Simpósio Bayer quisemos mostrar que estamos apostados em continuar a fornecer medicamentos novos e inovadores aos médicos veterinários de modo a poderem fazer face aos desafios clínicos que se lhe colocam no dia-a-dia”.
Cláudio Mendão chamou ainda a atenção para a apresentação de um estudo sobre a diminuição das visitas aos CAMV’s nos EUA, “onde se destacam algumas conclusões interessantes, nomeadamente que a crise nunca atinge todos e que é possível melhorar alguns pormenores, ultrapassar obstáculos e obter melhores resultados. Para tal é necessário re/conhecer o estado em que se encontra e para onde se pretende ir”.
Durante o evento foram apresentados dois novos produtos, o Procox®, para tratamento de infeções parasitárias em cães e o Veraflox® inserido na terapêutica antibiótica veterinária e no cuidado de pacientes caninos e felinos.