Médicos Veterinários

Associação Americana de Hospitais Animais divulga novas diretrizes de cuidados caninos

Estudo revela como os humanos moldaram o cérebro dos cães

Os cuidados veterinários devem ser personalizados em função de cada animal e é por isso que a Associação Americana de Hospitais Animais (AAHA) voltou a divulgar recentemente o seu relatório Diretrizes de Estágio de Vida Canina.

As diretrizes de 2019 da AAHA são projetadas para ajudar os veterinários a adaptar os cuidados que oferecem a cada paciente e para orientar de forma eficiente as estratégias preventivas de saúde com base nas necessidades exclusivas de cada paciente canino.

Estágios da vida canina

As diretrizes reconhecem quatro estágios distintos da vida canina e demarcam as áreas de saúde que são importantes de considerar à medida que o cão envelhece.

Uma alteração comparativamente às recomendações anteriores é a divisão da vida útil do cão em cinco estágios (cachorro, jovem adulto, adulto maduro, idoso e final de vida) ao invés de seis.

As orientações enfatizam estratégias e recomendações de saúde preventiva com base na idade, tamanho, estilo de vida e raça do cão.

Fornecem ainda recomendações individuais em função do efeito do estilo de vida do paciente, risco zoonótico e de segurança humana, comportamento, nutrição, controlo de parasitas, vacinação, saúde bucal, reprodução, condições específicas da raça e um perfil diagnóstico básico.

“As equipas veterinárias estão ocupadas a tentar encaixar tudo o que podem em recomendações para o bem-estar canino”, disse Michael Cavanaugh, diretor-executivo da AAHA, citado pela Today’s Veterinary Practice. “Agora, têm uma estrutura confiável para avaliar as questões específicas do estágio de vida, o que lhes permite individualizar eficientemente os cuidados que prestam aos seus pacientes.”

As diretrizes são uma atualização e extensão das Diretrizes de Estágio de Vida Canina AAHA 2012 e das Diretrizes de Cuidados de Fim de Vida (EOL) da AAHA/IAAHPC (The International Association for Animal Hospice and Palliative Care) publicadas em 2016.

As Diretrizes de Estágio de Vida Canina da AAHA 2019 estão disponíveis na edição de novembro/dezembro de 2019 do Journal of the American Animal Hospital Association (JAAHA) ou online.