A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) e a Associação Internacional de Estudantes de Agricultura da UTAD (IAAS-UTAD) anunciaram o programa provisório para a 5ª Edição das Jornadas de Equinicultura, que decorre nos dias 7 e 8 de maio.
No primeiro dia, vai realizar-se um workshop sobre maneio alimentar do cavalo em pastagem, às 14h30.
Já para o dia 8 de maio, o dia principal do evento, as sessões começam às 9h da manhã e prolongam-se até ao final da tarde. Entre os temas debatidos destacam-se a situação atual da indústria, onde a representante da European Horse Network, Florence Gras, vai fazer um ponto de situação da indústria europeia. Já Pedro Vieiria, da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), vai comunicar informações sobre os censos equinos no País.
Ainda antes do almoço vai existir uma sessão sobre sanidade, onde a febre do nilo ocidental e o herpes vírus equino vão ser abordados. O dia termina com uma sessão de debate.
Pode consultar mais informações aqui. O programa da 5ª Edição das Jornadas de Equinicultura pode sofrer alterações.
Recorde-se que estas jornadas têm como principal objetivo “juntar os principais agentes envolvidos em torno do cavalo, nas suas diferentes vertentes, para que, em dois dias, se discuta a importância desta espécie animal como espécie de elevada mais-valia económica para o nosso País”.