Gestão

Patrão ou escravo do negócio? Ricardo Almeida aposta em palestras sobre empreendedorismo no setor

Patrão ou escravo do negócio? Ricardo Almeida aposta em palestras sobre empreendedorismo no setor

Ricardo Almeida, médico veterinário, palestrante regular em alguns eventos e formador nos cursos de gestão da Improve International e no programa Improve Ambassador nas universidades que lecionam medicina veterinária, acaba de lançar o projeto Stratvet.

De acordo com o médico veterinário, o projeto tem como objetivo “ajudar os colegas a gerir as suas empresas e a melhorar a performance da medicina veterinária em Portugal.”

Em comunicado, Ricardo Almeida explica que “enquanto médicos veterinários somos considerados profissionais liberais, pelo que depois de devidamente acreditados temos várias escolhas no mercado de trabalho, podendo inclusivamente trabalhar sozinhos. No entanto, dadas as exigências do mercado, bem como a evolução técnica a que temos assistido nos últimos anos, existem cada vez mais estruturas de maiores dimensões que contam com os serviços de vários médicos veterinários.”

São cada vez mais os médicos veterinários que investem em estruturas próprias, acumulando as funções de clínicos e gestores.

“Mas será que vale a pena investir numa empresa dedicada à medicina veterinária? Quais as razões de haver tantos médicos veterinários empreendedores? Quais as vantagens e desvantagens de o ser? Quais os fatores tangíveis e intangíveis a ter em conta para avaliar se estamos a ser recompensados pelo nosso esforço e investimento? Valerá a pena ser ‘patrão’ ou estamos apenas a ser escravos no nosso próprio negócio?”

É para responder a estas perguntas que o médico veterinário acaba de lançar o Stratvet, que inclui um ciclo de palestras dedicadas à dicotomia entre o trabalho por conta própria e por conta de outrem.

Estas palestras são gratuitas e vão passar por várias instituições entre fevereiro e março:

  • 20 de fevereiro, ICBAS, Porto;
  • 27 de fevereiro, FMV, Lisboa;
  • 27 de fevereiro, ULHT, Lisboa;
  • 06 de março, EUVG, Coimbra;
  • 13 de março, UEvora, Évora;
  • 20 de março, UTAD, Vila Real.