Quantcast
Medicina Veterinária

Veterinários desafiados a tomarem medidas sobre cães braquicéfalos

Médica veterinária pede a veterinários para agirem na consciencialização sobre cães branquicéfalos

Os ‘cães da moda’ continuam a ser alvo de discussão no seio da comunidade médico-veterinária. Agora foi a vez de uma médica veterinária norueguesa vir pronunciar-se sobre o tema, referindo que é preciso tomar uma ação em relação aos cães braquicéfalos, uma vez que são poucos os donos destes animais que realmente entendem a sua condição.

Kristin Wear Prestrud, médica veterinária que presta serviços de consultoria no Kennel Club da Noruega, referiu recentemente, de acordo com a publicação MRCVS online, que “os médicos veterinários devem ter a coragem de falar. Devemos educar os donos de animais de que a saúde e o bem-estar têm importância, independentemente de estarmos simplesmente a aconselhar um animal devido ao excesso de peso ou em relação à reprodução”.

Estas declarações foram proferidas durante o FECAVA-WSAVA Congress, que este ano se realizou em Copenhaga e que colocou em debate os desafios que os médicos veterinários enfrentam no tratamento de cães braquicéfalos.

Depois do evento, os especialistas que marcaram presença publicaram já um conjunto de recomendações para os médicos veterinários que tratam cães braquicéfalos e do qual constam medidas como:

  • Consciencializar os donos de animais e aconselhá-los acerca da doença;
  • Informar os donos de animais e os criadores acerca das restrições de reprodução se um cão for cirurgicamente tratado para a Síndrome Respiratória em Cães Braquicéfalos (BOAS);
  • Partilhar dados sobre os problemas de saúde e bem-estar relacionados com a reprodução;
  • Implementação de campanhas de comunicação que de forma proactiva consciencializem o público em geral para os problemas de saúde de cães com este tipo de síndromes;
  • Desenvolver protocolos internacionais estandardizados e baseados em evidências científicas para a examinação da função respiratória de animais de criadores.
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?