Fonte do hospital, em entrevista à “Lusa”, indicou que a informação está afixada no local e que não estão previstos mais encerramentos.
As urgências daquele hospital já tinham estado encerradas na segunda-feira pelo mesmo motivo, o que volta a acontecer porque o responsável o chefe de equipa integra também a escala de hoje.
A directora clínica do estabelecimento, Maria João Pais, assegurou a «impossibilidade» de substituir o médico, reconhecendo também a dificuldade de substituir um chefe de equipa «nesta altura, dado o seu grau de especialização. Daí ter optado por encaminhar as doentes para outras unidades de saúde, não colocando em causa as condições de segurança no tratamento.
O chefe de Obstetrícia do Hospital Santa Maria, Luís Graça, explicou que é prática comum médicos e enfermeiros do hospital que encerra reforçarem as equipas nos serviços indicados para receber as doentes.
S. Francisco Xavier: Ausência de médico volta a encerrar urgências de Obstetrícia
As urgências de Obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier (Lisboa) estão hoje novamente encerradas devido à doença do chefe de equipa, sendo as parturientes encaminhadas para o Hospital Santa Maria e Maternidade Alfredo da Costa.