Quantcast
Investigação

Rato virtual: uma alternativa aos testes em laboratório

Portugal une-se a instituições dinamarquesas no estudo do bem-estar de animais de laboratório

Um grupo de investigadores do Human Brain Project (HBP), um projeto financiado pela União Europeia, está a desenvolver um rato virtual com o objetivo de permitir aos investigadores continuar a testar métodos e medicamentos sem recorrer a animais. O rato virtual terá um comportamento semelhante ao de um rato real.

Até agora, os cientistas já mapearam mais de 200 mil neurónios de cérebro de ratos, fazendo com que a sua estimulação corresponda à parte do corpo a que estão associados.

Assim, tocar nos bigodes do rato virtual são ativadas as partes do córtex do animal com eles relacionadas. “Replicar os estímulos sensoriais e as respostas motoras é uma das melhores maneiras de avançar com um modelo cerebral análogo a um cérebro real”, explica Marc-Oliver Gewaltig, especialista em neuro-robótica e investigador principal do estudo.

 

De acordo com o cientista, o cérebro de um rato tem cerca de 75 milhões de neurónios, pelo que o projeto deverá ainda demorar algum tempo até estar concluído, contudo, a primeira versão do software vai ser disponibilizada a colaboradores do estudo já em abril.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?