Quantcast
Investigação

Estudo identifica mecanismo biológico que causa cancro ósseo em cães

Estudo identifica mecanismo biológico que causa cancro ósseo em cães

Um grupo de cientistas da Universidade Wisconsin-Madison identificou o mecanismo biológico que pode dar a algumas células cancerígenas a capacidade de formarem tumores em cães. O estudo revela a associação entre um aumento da expressão de um gene em particular nas células tumorais e um comportamento mais agressivo numa forma de cancro ósseo canino.

Os investigadores acreditam que esta descoberta pode também ter implicações na forma como se tratam cancros em humanos, uma vez que permite detalhar a forma como os tumores se formam no organismo. Além disso, os resultados dão aos oncologistas outro alvo para as terapias e permitirá melhorar os resultados dos tratamentos em pacientes caninos.

“Estas descobertas são interessantes porque são praticamente território até aqui inexplorado. Apesar de precisarmos de investigar mais para sabermos com toda a certeza, acreditamos que é possível que isto nos mostre de que maneira se formam as células que iniciam os tumores”, explica um dos cientistas responsáveis pelo estudo.

 

O estudo completo pode ser lido na revista científica Veterinary and Comparative Oncology.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?