Laura Magalhães, médica veterinária e estudante de Mestrado em Medicina Interna de Animais de Companhia na Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra, lançou um questionário online que pretende avaliar o conhecimento e a aplicação das regras de segurança na manipulação e administração de agentes quimioterápicos na clínica de animais de companhia.
A iniciativa tem como objetivo avaliar o panorama nacional atual sobre a adesão a estas normas de segurança que, de acordo com a médica veterinária, “será importante para tornar a manipulação dos fármacos quimioterápicos mais segura para os profissionais de medicina veterinária, para os animais e para os seus tutores”.
Além disso, o questionário visa também compreender o conhecimento vigente sobre as diretrizes gold standard na manipulação e administração de fármacos quimioterápicos em animais de companhia em Portugal, assim como avaliar a aplicação destas recomendações na prática clínica diária e identificar dificuldades sentidas na aplicação destas recomendações e estratégias mais eficazes para a sua implementação.
“A incidência de doenças oncológicas em animais de companhia tem vindo a aumentar nos últimos anos. A quimioterapia constitui uma das principais opções no tratamento de diversos tumores em animais de companhia. No entanto, a manipulação e administração de fármacos quimioterápicos envolvem riscos, pelo que são necessários cuidados especiais no sentido de os minimizar”, explica Laura Magalhães.
O questionário é destinado a profissionais de medicina veterinária, tais como médicos e enfermeiros veterinários, de centros de atendimento médico-veterinários (CAMV) de Portugal, sendo o mesmo anónimo.
Para responder, clique aqui: https://forms.gle/NpSWWqPHWAreddeAA