A Provedora do Animal do Ministério de Agricultura e Pescas vai realizar, entre os dias 23 e 25 de maio, ações de sensibilização sobre como resgatar animais de grande porte, como é o caso de equinos ou bovinos, em caso de acidente ou catástrofe.
De acordo com o comunicado de imprensa, as sessões são da responsabilidade de especialistas internacionais e dirigidas ao público em geral, assim como a bombeiros, médicos veterinários e forças de segurança.
A iniciativa, intitulada “Emergência e Resgate Técnico em Espécies Animais de Grande Porte”, pretende “sensibilizar e contribuir para melhorar as atitudes e os conhecimentos do público em geral e das forças de intervenção”, nomeadamente “através da aquisição de conhecimento e competências, criação de planos e de procedimentos que permitam uma ajuda técnica correta aos animais e, com isso, uma maior possibilidade de resgate com vida”, explica a nota de imprensa.
Além disso, o evento pretende ainda dar a conhecer a importância do tema e do trabalho de equipa em situações de emergência e salvamento técnico destes animais.
“Este é um momento único em que daremos aos nossos veterinários, bombeiros e demais forças de segurança formação especializada em emergência e resgate técnico de animais de grande porte. As cheias no Brasil são apenas mais uma prova de que não podemos descurar o salvamento destes animais”, sublinhou a Provedora do Animal, Laurentina Pedroso.
As ações vão ser da responsabilidade de Leonardo Maggio de Castro, Médico Veterinário do Brasil, especialista em resgate de animais de grande porte e Rebecca Husted, Biologa, Ph.D. Veterana de combate/ Condecorada.
O evento vai realizar-se na Universidade Lusófona, em Lisboa, e conta ainda com demonstrações práticas e testados cenários da vida real para uma melhor perceção da forma de atuar.
Veja aqui o programa: Programa Emergência e Resgate de Animais de Grande Porte 23, 24 e 25 de maio de 2024_Provedora_do_Animal