Quantcast
 

Minas Gerais: Cães doam sangue

Técnica usada no tratamento de lesões em tornozelos humanos modificada para tratar joelhos caninos

Os exemplares caninos de Minas Gerais (Brasil) já podem ser dadores de sangue. O primeiro hemocentro do estado para estes animais de companhia foi criado pela Universidade Federal de Uberlândia e pretende abranger toda a região.

Para se candidatar a doador, o cão tem que ter entre dois a cinco anos, pesar, no minímo, 25 quilos, não ter parasitas como pulgas e carraças e estar vacinado contra as principais doenças. Além de ter de apresentar boas condições em termos de saúde, o animal não pode ter recebido transfusões de sangue e, no caso de se tratar de uma fêmea, tem que estar fora do período de gestação e amamentação.
«Nós pedimos a colaboração de toda a comunidade. Todos que puderem trazer os seus animais, que os tragam para doar sangue», afirmou o técnico de laboratório, Felipe Gonçalves, ao “G1”.
No país, além da unidade na Uberlândia, existem apenas outros dois hemocentros caninos, localizados em Curitiba e São Paulo. É de salientar que o sangue é utilizado apenas em transfusões entre animais.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?