Quantcast
Animais de Companhia

Mercado pet food avança à boleia da alimentação para gato

Mercado pet food avança à boleia da alimentação para gato

Os animais de companhia preferidos dos portugueses até podem ser os cães, mas é a alimentação para gato que mais está a impulsionar o crescimento do mercado pet food. De acordo com o mais recente estudo da Nielsen, a alimentação para gatos foi a que mostrou maior dinamismo no último ano, com um crescimento de 7% em valor e 6% em volume.

A categoria de alimentação para cães avançou 2% em valor e 1% em volume no mesmo período.

Maria Ana Góis, Client Consultant Senior da Nielsen, refere que ”no momento de comprar alimentos para os cães, o gasto médio por compra é de cerca de 5,19 euros. Este valor é um pouco inferior nos alimentos para gatos (cerca de 4,40 eurps por visita). Para cão existem embalagens maiores e mais pesadas, o que diminui a frequência de compra – 10 vezes ao ano em cão versus 18 vezes em gato”.

Um estudo recentemente publicado pela GfK revela também que as famílias portuguesas que possuem animais de estimação gastam, em média, 12% do seu orçamento familiar total com os animais, com destaque para a alimentação e para a saúde.

Estima-se que cerca de 2 milhões de lares portugueses (56%) contem com pelo menos um animal de estimação, mais 11% face à análise de 2011, e que sejam já 6,2 milhões os animais de estimação no país, com os cães a liderarem a preferências dos portugueses (36%), seguidos dos gatos (22%), pássaros (10%) e peixes (4%).

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?