A Linha Saúde Animal 24, startup portuguesa lançada no final de 2016 para prestar serviços telefónicos de assistência em saúde veterinária, acaba de anunciar o lançamento de um serviço de assistência para pessoas surdas.
Criado por Carolina Rebelo e Salvador Falcão, este serviço está disponível 24 horas por dia através do número 760 450 911 e “está preparado para responder a dúvidas dentro das áreas da nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e ainda a questões de saúde pública encaminhando os clientes, sempre que se justifique, para uma clínica ou hospital veterinário da sua freguesia de residência.”
Agora, em parceria com a Associação Portuguesa de Surdos (APS), esta linha de apoio lançou um serviço de atendimento especializado para pessoas surdas. Numa primeira fase estará disponível de segunda a sexta-feira entre as 10h e as 16 horas com o apoio da associação, que irá ser a responsável por “ fazer a ponte entre os clientes surdos e os enfermeiros veterinários que atendem as chamadas da linha Saúde Animal 24.”
“Para ter acesso a este serviço os interessados devem ligar diretamente para a Associação Portuguesa de Surdos, através do serviço de videochamada do Skype com o username APSURDOS”, explica Carolina Rebelo, médica veterinária e fundadora da Linha Saúde Animal 24.
“Assim que a videochamada é recebida pela APS, um interlocutor da associação entra em contacto connosco por telefone para nos ir transmitindo as suas dúvidas, ao mesmo temo que assegura, em tempo real, a tradução das respostas dadas pela Saúde Animal 24 para Língua Gestual Portuguesa”, conclui.
Pensada para dar resposta a questões dentro das áreas da nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e ainda a questões de saúde pública, esta linha conta com consultoria de vários profissionais do setor com experiência em diferentes áreas da saúde veterinária, como é o caso de Gonçalo Graça Pereira, especialista em comportamento animal que recentemente foi eleito presidente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM).