Medicina Veterinária

Gonçalo da Graça Pereira eleito presidente do ECAWBM

Sabe quem é o veterinário português com palestras marcadas para os quatro cantos do mundo?

Gonçalo da Graça Pereira foi eleito presidente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM). O médico veterinário português tinha sido eleito há três anos vice-presidente do Colégio, tendo assumido agora a presidência numa cerimónia que teve lugar durante o 11th International Veterinary Behaviour Meeting (IVBM), a decorrer de 14 a 16 de setembro na Eslováquia.

Para Gonçalo da Graça Pereira, na prática esta nomeação representa “um voto de confiança dos atuais membros no meu trabalho. Representar as duas especialidades – o bem-estar e ética, assim como o comportamento – é um voto de confiança que espero conseguir corresponder. Vamos fazer todos os esforços para o desenvolvimento internacional do ECAWBM, o que implica o planeamento de eventos europeus, representar o Colégio no board do European Board of Veterinary Specialisation (EBVS) e tentar aproximar todos os colégios das especialidades”.

Para o médico veterinário, a área do comportamento é cada vez mais reconhecida na medicina veterinária, mas “ainda há um longo caminho a percorrer especialmente nos países do sul da Europa e da Europa de leste”.

Atualmente, Gonçalo da Graça Pereira dirige o Centro para o Conhecimento Animal e é professor de Comportamento e Bem-estar Animal na Escola Superior Agrária de Elvas.