Animais

Mercado global de probióticos para animais deverá registar boom nos próximos anos

Mercado global de probióticos para animais deverá registar boom nos próximos anos

O mercado global de probióticos deverá atingir um valor de 73 mil milhões de dólares em 2024, com os probióticos para animais a impulsionar grande parte deste crescimento, revela um estudo publicado esta semana. Atualmente, os probióticos para animais são largamente aceites no mercado e estão a beneficiar com os avanços em biologia molecular e sequenciação genética.

Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios para a saúde digestiva, nomeadamente através da melhoria da absorção de nutrientes, e para o sistema imunitário.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a utilização de probióticos na saúde animal está em crescimento, sobretudo depois de se ter demonstrado que estes microorganismos podem ajudar a melhorar o crescimento dos animais, em contexto de produção e reduzir a taxa de mortalidade. Para além disso, de acordo com a organização, a utilização de probióticos já é vista como alternativa eficaz à utilização de antibióticos.

“Os probióticos animais devem ser não-patogénicos, não-tóxicos e capazes de beneficiar a saúde dos animais hospedeiros. Os probióticos animais promovem os processos metabólicos da digestão e a utilização de nutrientes”, diz ainda a FAO.