Odontologia Veterinária

Mercado de material odontológico veterinário deverá crescer 7,7% até 2026

Mercado de material odontológico veterinário deverá crescer 7,7% até 2026

O mercado mundial de equipamentos ondontológicos veterinários deverá valer cerca de 525 milhões de euros já em 2026, um crescimento de 7,7% entre 2019 e 2026, revela um estudo da Grand View Research citado pelo portal Animal’s Health. De acordo com o estudo, este crescimento está a ser impulsionado pelo aumento da incidência de doenças periodontais em animais de companhia.

Além disso, segundo o estudo, o aumento do número de animais de companhia nos lares de todo o mundo também irá impactar o crescimento de mercado, enquanto o lançamento de novos produtos e os avanços tecnológicos também criam oportunidades de crescimento para a indústria.

O estudo estima que os equipamentos de raio-x, que oferecem inúmeras vantagens no tratamento oral dos animais, deverão estar entre os equipamentos com maior crescimento, nomeadamente na região Ásia-Pacífico, aquela onde se estima que o crescimento do mercado de material odontológico veterinário seja mais acelerado.

Já este ano, a Associação Americana de Hospitais de Animais (AAHA) publicou um conjunto de novas normas de cuidados dentários para cães e gatos, um guia que atualiza as diretrizes para garantir a saúde oral dos animais de companhia na consulta médico-veterinária, uma área que tem crescido um pouco por todo o mundo.

De acordo com a associação, a partir dos três anos de idade os cães e gatos começam a sofrer de algum tipo de doença periodontal, patologias que apesar de não serem evidentes para os tutores dos animais causam muito frequentemente algum tipo de infeção, inflamação e dor, prejudicando a qualidade de vida do animal.