Intitulada “Unravelling The Genetic Basis for Blood Pressure and Kidney Function In the Cat“, a investigação está a cargo dos cientistas Rosanne Jepson e Jonathan Elliott e pretende encontrar os marcadores genéticos para a doença que é uma das mais mortais em gatos e que causa dores severas, não possuindo ainda uma cura.
De acordo com várias estatísticas internacionais, um em cada três gatos deverá desenvolver esta doença ao longo da vida, sendo a incidência de mais de 30% em gatos com mais de 15 anos. O estudo agora iniciado pretende isolar e analisar os genes que influenciam a doença renal felina e a hipertensão.
Rosanne Jepson, uma das responsáveis pelo estudo, refere que “a doença renal é uma das doenças mais comuns em gatos mais idosos. Alguns destes gatos também desenvolveram hipertensão, o que pode resultar em alguns danos, nomeadamente na visão, levando alguns gatos a ficar cegos. Graças a este financiamento podemos agora começar a desenvolver tecnologia de ponta que nos permita procurar associações genéticas em mil gatos.”