Uma equipa de investigação das Universidades de East London e Pensilvânia desenvolveu um algoritmo de Inteligência artificial (IA) que automatiza o processo de avaliação das personalidades dos cães, tendo determinado existirem 5 tipos de personalidade.
As cinco categorias correspondentes a um tipo de personalidade, são: “Excitável/Apegado”, “Ansioso/Receoso”, “Distante/Predatório”, “Reativo/Assertivo” e “Calmo/Agradável”.
Tendo tido uma duração de dois anos, com este estudo, os investigadores esperam auxiliar os centros de treino de cães a avaliar com maior rapidez e precisão quais os animais que terão maior sucesso, a longo prazo, em determinadas tarefas, tais como ajudar pessoas com deficiência ou fazerem parte do corpo policial.
Além disso, a investigação pretende também ajudar os canis e casas de acolhimentos de animais a selecionar os cães que melhor se adequam a possíveis famílias adotivas, reduzindo o número de animais devolvidos por não se encaixarem bem no ambiente familiar.
De acordo com a Universidade de East London e Pensilvânia, “tradicionalmente, as avaliações da personalidade canina têm se baseado em questionários e análises estatísticas. No entanto, esta nova investigação dá um salto para o mundo da inteligência artificial, um domínio bem explorado na previsão de personalidades humanas”.
O relatório refere também que “estas descobertas podem fornecer uma estrutura para explorar a correspondência de personalidade entre cães de companhia e os seus tutores, assim como essa conexão pode contribuir para a qualidade e durabilidade dos seus relacionamentos”.
O algoritmo de IA é baseado em dados de cerca de 8 000 respostas do Canine Behavior Research and Evaluation Questionnaire (C-BARQ), tendo este sido usado para treinar a IA.
Os resultados do estudo foram publicados através do artigo ‘An Artificial Intelligence Approach to Predicting Personality Types in Dogs’, publicado na Scientific Reports, e introduzem uma nova abordagem para a categorização das personalidades dos cães.