Quantcast
 

Gatos conjugam forças de gravidade e inércia para beberem

Gatos conjugam forças de gravidade e inércia para beberem

Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Cambridge (EUA) concluiu que os gatos utilizam duas forças físicas, gravidade e inércia, para beberem, sendo o movimento da língua extremamente rápido, quase um metro por segundo.

Em oposição aos cães, que utilizam a língua numa forma de colher invertida, os gatos usam aquelas duas forças físicas para sugar os líquidos com a ponta da língua. Tal como as trombas dos elefantes e os tentáculos dos polvos, a língua dos gatos é muito ágil, de acordo com o estudo publicado na Science Express, avança o portal Naturlink do Sapo.

O biofísico responsável pelo estudo, Roman Stocker, inspirou-se para esta investigação ao observar o seu próprio gato a beber água. “Percebi que havia um problema de biomecânica nessa simples ação”, referiu.

 

Durante o processo foram usadas imagens de alta velocidade para capturar o equilíbrio das forças que o gato utiliza enquanto bebe e a mecânica da água que está a beber. Descobriu-se que os gatos enrolam a língua para trás de modo a que a superfície superior toque ligeiramente no líquido. Quando o animal levanta a língua com rapidez, a agua entra na boca em forma de coluna liquida e vai crescendo por inércia. A seguir, o gato fecha a mandíbula para capturar o líquido antes que a gravidade quebre esta coluna.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?