Um grupo de investigadores australianos identificou num gato doméstico uma estirpe de salmonela resistente a carbapénicos, uma classe de antibióticos de amplo espetro. De acordo com o MRCVS online, tratam-se de antibióticos utilizados como último recurso e a descoberta de que existem já estirpes resistentes ao fármaco pode representar um sério problema de saúde pública.
Sam Abraham, um dos investigadores por detrás da descoberta, explica que “esta é a primeira vez que uma estirpe de salmonela com resistência à maioria dos antibióticos é encontrada num gato doméstico australiano e é uma grande preocupação para a saúde pública”.
Os resultados agora tornados públicos pela equipa de cientistas mostram que as análises iniciais a esta estirpe de salmonela tiveram resultados inéditos. “Descobrimos que o gato estava infetado com uma bactéria de salmonela que possui o gene altamente resistente IMP-4”, referem.
“Este nível de resistência antimicrobiana em animais domésticos nunca tinha sido visto antes na Austrália apesar de já ter sido reportado em aves numa colónia de gaivotas em New South Wales”, acrescentam.
Os cientistas acreditam que a resistência da bactéria aos antibióticos pode estar relacionada com a exposição a metais pesados e estão agora a estudar a hipótese. Os resultados deverão ser publicados em breve na revista científica Scientific Reports.