Curso de experimentação animal

Workshop de criação de negócio

A Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade Técnica de Lisboa está a promover um curso intensivo de formação na área da experimentação animal, de 26 de Abril a 7 de Maio, nas suas instalações.

Destina-se a médicos, veterinários, biólogos, farmacêuticos e outros licenciados em áreas relacionadas com as ciências biomédicas que utilizem ou pretendam vir a utilizar animais para fins experimentais.

Esta formação tem como objectivo a optimização da experimentação animal tendo em conta os aspectos éticos, as regras de maneio dos animais em laboratório, técnicas de manipulação, anestesia, cirurgia, colheita de amostras e inoculação de animais, patologia dos animais de laboratório, técnicas de detecção e minimização da dor e do stress, alternativas à utilização de animais para fins experimentais e legislação em vigor.

Os conteúdos vão ser abordados em sessões teórico-práticas, ao longo de duas semanas, de forma a permitir uma maior consolidação dos conhecimentos. Os formandos vão ainda ter acesso a vídeos, livros e suportes informáticos, de forma a complementar o conhecimento. No final será feita uma avaliação de conhecimentos através de um exame escrito e da elaboração/apresentação de um protocolo experimental.

Esta iniciativa da FMV surge através do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) e em colaboração com a Universidade de Utrecht, bem como de outras instituições nacionais e internacionais.

O curso vai ser ministrado parcialmente em inglês e está limitado ao total de 30 participantes.

Para mais informações consulte http://www.fmv.utl.pt/noticias.php?ID=350.