Canadá: Aves selvagens livres de vírus Influenza de alta patogenicidade

Canadá: Aves selvagens livres de vírus Influenza de alta patogenicidade

O Governo do Canadá encontra-se empenhado em prevenir o contágio da gripe aviária a aves domésticas, segundo noticiou o “Medical News Today”. O Canada’s 2007 Interagency Wild Bird Influenza Survey confirmou que não existem indícios de vírus de gripe aviária de alta patogenicidade em aves selvagens no Canadá.

Lançado inicialmente em 2005, o estudo anual é uma iniciativa conjunta entre os governos federais, provinciais e territoriais, o Canadina Cooperative Wildlife Health Center (CCWHC) e o Canada’s Avian Influenza Laboratory Network.
No ano passado, o estudo incluiu testes a aves selvagens ao longo das rotas migratórias que atravessam o Canadá, bem como na Islândia, onde as aves foram analisadas durante a migração da Europa Ocidental para o Ártico canadense.
Como se verificou nas análises anteriores, o estudo de 2007 descobriu vários subtipos A1 de baixa patogenicidade, incluindo o H5 e o H7. Os vírus da gripe de baixa patogenicidade circulam comummente nas aves selvagens com pouco ou nenhum impacto para a saúde dos mesmos ou dos humanos.
O estudo relativo a este ano está já a ser desenvolvido, sendo que a monitorização anual das aves selvagens ajuda os especialistas em saúde animal a descobrir e compreender os vírus que circulam pelo Canadá.