O Banco de Sangue Animal enfrenta, novamente, uma crise significativa, com escassez de unidades de sangue felinas por falta de doadores ativos, impedindo o espaço de atender a todas as necessidades. O apelo surge em comunicado, numa época particularmente desafiante para esta causa: as férias dos tutores e dos doadores.
Além das “doações urgentes” de sangue felino, o Banco de Sangue Animal apela também para “mais inscrições de doadores, uma vez que as que têm disponíveis não estão a conseguir responder a todos os pedidos de hemocomponentes”, denota Raquel Soares, coordenadora do Banco de Sangue Animal de Lisboa e responsável pelo sistema da qualidade, em declarações à VETERINÁRIA ATUAL.
A solicitação surge numa altura em que já não têm disponíveis unidades para stock. “Apelamos aos que já são doadores para virem, particularmente nesta época de férias, que já está a afetar o stock.”
A maior urgência de unidades de sague felino, deve-se, de acordo com a coordenadora, além de um maior número de pedidos, também à maior dificuldade de recolha de sangue destes animais, que implica um manuseamento mais exigente, com a mobilização de mais elementos da equipa, mas também material específico. “O sistema para tirar sangue ao cão é o mesmo do que o dos humanos, já para os gatos este é fabricado por nós”, explica Raquel Soares.
O agendamento das doações pode ser efetuado por email (dadores@bsanimal.com); WhatsApp (+351 913 047 480) ou chamada telefónica para +351 913 047 480.