Animais

Assembleia Municipal de Lisboa organiza debate sobre animais

Assembleia Municipal de Lisboa organiza debate sobre animais

A Assembleia Municipal de Lisboa vai realizar um debate sobre os animais na cidade de Lisboa. O debate é uma proposta do PAN e foi aprovado pela maioria dos deputados que consideram importante perceber “a melhor forma de compatibilizar interesses e sensibilidades distintos”.

De acordo com a proposta apresentada pelo PAN, “o animal deixou de ser visto como um mero meio utilitário e está integrado na vida familiar, sendo visto como um companheiro, merecedor de cuidados de saúde e alvo de preocupação”.

“Apesar da ascensão que temos presenciado dos animais no nosso ordenamento jurídico, temos ainda vários desafios pela frente, como seja o combate ao abandono e aos maus tratos, os animais no contexto da vulnerabilidade social, a adaptação dos próprios animais que partilham connosco a cidade às alterações climáticas, os conflitos decorrentes desta relação de vizinhança, como lidar com os animais em contexto de catástrofe, entre outras matérias em relação às quais os poderes públicos não podem permanecer alheios”, acrescenta.

O debate, que será aberto ao público, deverá ser divido por três sessões e contará com um painel com “um máximo de quatro ou cinco oradores convidados”, tendo sido propostos nomes como a provedora dos Animais de Lisboa, Marisa Quaresma dos Reis, as ordens dos advogados e psicólogos, a PSP, médicos veterinários e várias associações ligadas aos animais.