A Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (SPCV) conta com um novo corpo diretivo, no qual a professora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Maria dos Anjos Pires, assume a presidência – a primeira mulher a assumir este cargo. A nova direção foi eleita para os próximos três anos.
Em comunicado enviado à VETERINÁRIA ATUAL, a SPCV informa que a direção é constituída pela professora da Universidade de Évora, Rita Payan-Carreira, como vice-presidente; pelo professor da UTAD João Requicha, como bibliotecário; pelo professor de patologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-UL) Jorge Correira, como tesoureiro; e por fim pelo investigador e professor da Ega Moniz-Cooperativa de Ensino Superior, Alexandre Trindade, como secretário.
A nova direção propõe-se a realizar atividades de divulgação da SPCV e seminários com diferentes profissionais das ciências veterinárias, assim como a promover a entrega dos Prémios da SPCV aos melhores alunos de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária.
No âmbito da comemoração dos 120 anos de existência, “outras atividades estão a ser planeadas para que a SPCV se torne mais conhecida pelos médicos veterinários e pelo público em geral”, aponta a entidade.
Para a Assembleia Geral, foi eleito como presidente, Daniel Murta, CEO e fundador da Ingredient Odyssey SA – EntoGreen e professor da Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior. Carlos Godinho – formador/consultor na área da distribuição farmacêutica e antigo presidente da SPCV − assume agora a vice-presidência. O secretário da Assembleia é Maria Leonor Orge, responsável técnica do setor das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis animais do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
O Conselho Fiscal tem como presidente Rui Pedro Faísca, patologista experimental do Instituto Gulbenkian Ciência e professor da Universidade Lusófona. O relator é Irina Amorim, professora de patologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e investigadora do I3S, e a vogal é Helena Vala, professora e vice-presidente da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).