Animais de companhia

Cascais com 83% de adoções de animais em maio

Depois da ameaça do adiamento da entrada em vigor da lei, por falta de preparação dos municípios para dar resposta, a proibição de abates nos canis municipais

A Associação São Francisco de Assis – Cascais, entidade participada pelo município e que tem como objetivo proteger os animais de companhia, abandonados ou perdidos, registou uma taxa de 83% no número de adoções efetuadas no mês de maio. Das 53 visitas à associação com o intuito de adotar um animal, 44 foi o número de adoções efetivadas.

No mês em que foi decretado o desconfinamento e o regresso gradual à normalidade, a associação retomou o processo de adoção de cães e de gatos que se encontram para adoção responsável nas suas instalações em Cascais, e que esteve suspenso durante o período de estado de emergência.

Apenas no mês de maio, registaram-se 28 adoções de cães, de entre as 36 visitas efetuadas e 16 adoções de gatos, de entre as 17 visitas que se realizaram, o que representa uma taxa de adoção para os cães na ordem dos 78%, deixando os gatos à frente com uma taxa de adoção de 94%.

“É com enorme satisfação que constatamos que o período instável e difícil que continuamos a atravessar não demoveu os cidadãos de adotar animais de forma responsável”, comentou João Salgado, vice-presidente executivo da associação.

“O contributo que a sociedade pode dar ao adotar um animal repercute-se de forma muito positiva da qualidade de vida e no bem-estar dos animais que passam a fazer parte destas famílias, constituindo um gesto de grande valor não só para a associação, como para o município e para a sociedade em geral”, acrescentou.

A Associação São Francisco de Assis – Cascais nasce da transformação da Fundação São Francisco de Assis, constituída em agosto de 1997, numa associação sem fins lucrativos, em fevereiro de 2015. A associação atua na proteção dos animais de companhia, abandonados ou perdidos do concelho de Cascais. Atualmente, conta já com 8 100 animais resgatados, cerca 6 000 esterilizações efetuadas e 6 900 adoções realizadas, com uma taxa de sucesso superior a 90%, forte indicador de sucesso da adoção responsável.

Para adotar animais na Associação São Francisco de Assis, deve ser efetuada marcação prévia para o geral@sfacascais.pt ou para o 214 870 095.