Foi entregue na Assembleia Legislativa da Madeira um voto de louvor ao médico veterinário João Carlos dos Santos de França Dória, por parte do grupo parlamentar do PSD.
Agora jubilado, o ex-diretor da Pecuária e de Veterinária foi um nome de referência na medicina veterinária, pecuária e proteção dos animais de companhia.
Carlos Dória foi presidente da Assembleia-Geral da Associação dos Veterinários da Macaronésia e secretário da Direção da Sociedade Protetora dos Animais Domésticos do Funchal (SPAD) e integrou também o Conselho Profissional e Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinários.
O médico veterinário faz parte de uma família com tradição nesta área da medicina: o seu pai, Carlos Manuel Monteiro da França Dória, foi também diretor regional de Pecuária, um grande impulsionador da Feira Agropecuária do Porto Moniz, e o Governo Regional tinha já decidido atribuir o seu nome a um novo centro de reprodução animal, localizado na Estação Zootécnica da Santa. Carlos Dória faleceu a 12 de julho de 1999.
* Notícia atualizada em 5/06/2020 para incluir uma correção: o novo centro de reprodução animal na Estação Zootécnica da Santa, Madeira, conta o nome de Carlos Dória, pai, e não do seu filho, alvo de louvor público em maio deste ano.