A Ecardio é um novo serviço de ambulatório especializado em ecografia e cardiologia veterinária. Funciona como uma rede e pretende tornar-se uma referência nestas áreas em Portugal, proporcionando maior comodidade aos tutores e veterinários assistentes. Fundada pela médica veterinária Natalina Gonçalves Silva o ano passado, conta atualmente com uma equipa de seis veterinários a atuar na região de Lisboa, mas os planos futuros são de expansão nacional.
O projeto nasceu em 2023 pelas mãos da médica veterinária Natalina Gonçalves Silva, com o objetivo de proporcionar um serviço especializado de ecografia e ecocardiografia, assim como a avaliação e o aconselhamento na área da cardiologia veterinária. Ao domicílio ou na clínica/hospital veterinário onde o animal é seguido, “este serviço pretende dar comodidade aos tutores e veterinários assistentes”, explica a fundadora e diretora da Ecardio em declarações à VETERINÁRIA ATUAL.
Natalina Gonçalves Silva conta com 15 anos de experiência profissional, tendo desenvolvido, ao longo deste período, competências práticas e teóricas em ecografia e cardiologia veterinária e assumindo a coordenação destas áreas nos hospitais e clínicas veterinárias por onde passou.
Foi a crescente procura por serviços especializados de ecografia e cardiologia, tanto por parte dos tutores como dos próprios profissionais de medicina veterinária, que a motivou a abraçar o projeto. “A evolução da medicina veterinária tem levado a uma maior necessidade destes serviços, o que, por sua vez, tem atraído mais colegas para o atendimento ambulatório especializado”, afirma.
A profissional observa também, no entanto, que a crescente procura tem resultado num cenário mais fragmentado, com diversos profissionais a oferecer estes serviços, mas de forma dispersa. Neste âmbito, acredita que é essencial uma maior integração e colaboração entre os profissionais da área. É nesta lógica que surge a Ecardio, que funciona como uma rede.
Atualmente reúne uma equipa de seis médicos veterinários, com atuação essencialmente na região de Lisboa, dando resposta mais a sul, incluindo o Alentejo e o Algarve. No entanto, assume Natalina Silva, a curto prazo, o objetivo passa por “fazer crescer a rede a outros pontos do País, tornando-se um serviço de abrangência nacional, para conseguir dar resposta a todos os pedidos”.
Para melhorar a integração dos procedimentos do serviço, Natalina Gonçalves Silva está a desenvolver uma plataforma que pretende agilizar o agendamento do serviço de ambulatório veterinário, juntamente com o marido, João Prior, que através da sua profissão – Tech and UX by Low-code Transformation – conta com um vasto conhecimento no mundo tecnológico. O objetivo passa por “facilitar a vida dos tutores e profissionais ao evitar a necessidade de chamadas telefónicas”. A aplicação, que ainda está em fase de desenvolvimento, pretende contribuir para um “agendamento mais ágil e instantâneo”. Além disso, através desta plataforma, os tutores terão acesso ao histórico clínico dos seus animais.
“Uma das grandes diferenças é a sua capacidade de integrar e juntar todas as peças, desde a marcação rápida de consultas até a gestão completa do processo clínico, introduzindo também alguns mecanismos de inteligência artificial para otimizar todo este processo”, explica João Prior.
Ao contrário de outras plataformas já disponíveis no mercado, que atendem principalmente espaços físicos, como clínicas e hospitais veterinários, esta solução é direcionada especificamente para serviços de ambulatório, o que, na perspetiva de Natalina Silva, a torna mais complexa. “Esta exige, por exemplo, estar ligada ao Google Maps, devido às deslocações. Tem de estar tudo muito bem interligado para conseguirmos realizar o serviço de forma eficaz”, revela Natalina Gonçalves Silva.