Quantcast
Equinos

Estudo: Envelhecimento pode contribuir para lesões nos tendões dos equinos 

Estudo: Envelhecimento pode contribuir para lesões nos tendões dos equinos 

Um estudo do Royal Veterinary College (RVC) identificou as diferentes populações de células nos tendões dos equinos e estabeleceu aquelas que são mais afetadas pelo envelhecimento. O objetivo é ajudar a criar novas evidências sobre o porquê de cavalos mais idosos serem mais suscetíveis de desenvolver estas lesões. 

Segundo explicado em comunicado, foram identificados 11 tipos diferentes de células, que incluem várias populações diferentes de tenócitos (principais tipos de células nos tendões), bem como células associadas aos vasos sanguíneos e ao sistema imunitário.  

A investigação descobriu que uma população de tenócitos e uma associada aos vasos sanguíneos eram particularmente afetadas pelo envelhecimento, com uma capacidade alterada de manter a estrutura dos tendões e responder a lesões nestes tipos de células. 

“Os nossos resultados revelam o quão complexas e variáveis são as populações celulares dentro dos tendões e mostram que algumas células são particularmente propensas a alterações relacionadas à idade, ajudando a explicar porquê de o risco de lesão nos tendões ser maior em indivíduos mais velhos”, explica o principal autor, Chavaunne Thorpe.

“Os resultados da investigação permitirão estudos futuros para desenvolver terapêuticas para lesões nos tendões direcionadas a populações celulares específicas”, considera.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?