A diretora geral de Alimentação e Veterinária na DGAV, Susana Guedes Pombo, foi eleita vice-presidente do Conselho da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), durante a reunião da 90.ª sessão da Assembleia Geral de Delegados.
Susana Guedes Pombo reconhece que a proposta para assumir este cargo está assente no trabalho bem-sucedido no primeiro semestre de 2021, durante a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, bem como no desempenho nas posições que tem vindo a assumir em fóruns internacionais, estando bem ciente da responsabilidade acrescida que é o exercício desta função em tão importante organização intergovernamental.
No entender do Ministério da Agricultura e Alimentação, Portugal, como membro fundador da organização tem acompanhado há quase um século a consolidação do estatuto internacional da OMSA. “A correta aplicação das normas emanadas pela OMSA pelos serviços veterinários portugueses, associada à aplicação da rigorosa regulamentação comunitária, tem permitido ao nosso país o reconhecimento internacional das garantias de segurança sanitária que oferecem os animais produzidos no nosso país, bem como dos seus produtos”, considera a entidade.
Portugal foi um dos 17 membros fundadores que subscreveu o Acordo Internacional que fundou a Organização Mundial de Saúde Animal, conhecida anteriormente como OIE (Office International des Epizooties). Atualmente, a organização conta com um total de 182 países membros e mantem relações com cerca de 75 organizações internacionais e regionais, estando representada ao nível regional e sub-regional em todos os continentes.
As próximas eleições irão ocorrer em maio de 2024.