A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) está a alertar para a crise de bem-estar canino emergente mundialmente causada pelo rápido crescimento do número de cães braquicefálicos.
Nesse sentido, a WSAVA lançou uma campanha educacional vídeo sobre os problemas de respiração causados pela síndrome obstrutiva das vias aéreas superiores do braquicéfalo (BOAS – brachycephalic obstructive airway syndrome).
“Com os bulldogs franceses agora a raça mais popular em muitos países e com bulldogs e pugs ingleses também muito populares, o número de cães afetados está a aumentar drasticamente. A reprodução seletiva para um focinho curto criou cães cuja saúde, em muitos casos, está comprometida por uma perceção de serem ‘fofos’. É simplesmente antiético criar cães que lutam para respirar, declara o diretor do Centro de Bem-estar do Animal de Companhia na Universidade de Copenhaga, Peter Sandøe.
O Hereditary Disease Committee da WSAVA está a apelar a todos os stakeholders para trabalharem em conjunto na melhoria do bem-estar destes cães.