O docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Paulo Martins da Costa, vai lançar um livro intitulado “Muitas Espécies, Uma Só Medicina Veterinária, que aborda a evolução desta área da medicina e do relacionamento dos humanos com os animais.
De acordo com o comunicado da Universidade do Porto, esta obra – a quarta da coleção Estudos e Ensino da Editora da Universidade do Porto – propõe uma reflexão sobre a missão dos médicos veterinários. Este livro é “um ensaio sobre a missão [dos médicos veterinários] ou, dito de outra forma, sobre os motivos que levam os veterinários a fazer aquilo que fazem”, explica o autor.
Segundo Paulo Martins da Costa, a profissão é complexa, estando “no centro de um círculo de animais importantes para o homem”. Estes animais inserem-se em vários quadrantes, sendo-lhes atribuídas diferentes “significações humanas” – domésticos, selvagens, de experimentação, de exibição, de desporto, pragas, vetores de doenças, adoráveis, simbólicos, imponentes, perigosos, fiéis…
O autor questiona: “Até que ponto consegue a medicina veterinária manter-se equidistante entre a dimensão biológica inerente a cada animal e o valor social, económico, cultural, sanitário e afetivo que os humanos lhe atribuem?”.
O livro vai ser apresentado dia 22 de fevereiro, pelas 18h00, na Biblioteca do complexo ICBAS/FFUP.