A Noruega tomou a decisão de proibir a criação de duas raças de cães braquicefálicas, nomeadamente o buldogue inglês e o Cavalier King Charles Spaniel, devido a serem alvo de sofrimento incompatível com a lei de proteção dos animais. A decisão surge no âmbito de um processo judicial entre a Sociedade Protetora dos Animais norueguesa e empresas e criadores do setor, relata o portal G1.
“Muitas raças reprodutoras são muito endogâmicas e carregam muitas doenças”, explicou à AFP a presidente da Sociedade Protetora dos Animais norueguesa, Åshild Roaldset. “Temos que mudar a maneira como criamos os cães. A forma como fazemos isso talvez fosse aceitável há 50 anos, mas não agora”, acrescentou.
Os juízes consideraram que “a incapacidade genética da raça para parir naturalmente é uma das razões pelas quais o buldogue não pode mais ser usado para reprodução”.
Apesar da decisão, o caso foi levado a recurso, o que leva a que o veredito divulgado a 31 de janeiro ainda não tenha força de lei na Noruega.