A Provedoria dos Animais de Lisboa, a Casa dos Animais de Lisboa, a Polícia Municipal e o movimento SOS Coelhos, fiscalizou situações de utilização de animais para mendicidade na Baixa de Lisboa, tendo resgatados dois coelhos anões aos seus tutores.
Para Ângelo Pereira, vereador com o pelouro da Proteção Animal da Câmara Municipal de Lisboa, “agir contra a utilização de animais para mendicidade é um imperativo na luta que Lisboa trava diariamente em prol do bem-estar animal”. E continua: “trata-se de uma situação intolerável e a Câmara Municipal de Lisboa não deixará de tomar ou apoiar todas as medidas que venham a ser necessárias para garantir o respeito e a dignidade dos animais em situação de abuso ou perigo”.
De acordo com o comunicado, as denúncias chegadas à Provedoria “têm vindo a aumentar significativamente, resultado da indignação de transeuntes que assistem à presença de animais junto a pedintes, utilizados com o intuito de estimular a esmola”. Neste sentido, a Provedoria avançou que, na última semana, registou mais de uma dezena de alertas através do “Botão de Socorro”, que denunciaram a utilização de animais de companhia na mendicidade.
“Na operação, além de 3 cães adultos, 3 cachorros e 2 coelhos anões, foram fiscalizados 2 homens e 1 mulher, tutores desses animais. Enquanto os cães se mantiveram à guarda destas pessoas e continuarão a ser monitorizados pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, os coelhos foram resgatados, já que apresentavam sinais de falta de higiene e no local não estavam preenchidos os requisitos legalmente previstos, o que põem em causa o seu bem-estar”, esclarece o comunicado.
Os animais resgatados foram entregues à SOS Coelhos.
“Este fenómeno gera grande preocupação na Provedoria e, como tal, têm sido efetuadas diligências que vão ao encontro não só de travar o seu crescimento, mas também de o tentar erradicar, esta ação é mais um passo nesse sentido”, afirmou Pedro Emanuel Paiva, provedor do animal da autarquia de Lisboa.
“Congratulamos a Provedoria dos Animais de Lisboa pela nobre ação de resgate dos coelhos utilizados em mendicidade, demonstrando um compromisso inabalável com o bem-estar animal e os valores humanitários. Os animais que ficaram à nossa guarda estavam subnutridos, com falta de higiene e em risco de vida por se encontrarem nestas condições”, referiu Ana Maria Gonçalves Pereira, representante da SOS Coelhos.
Provedoria dos animais lança ação para diminuir uso de animais para mendicidade