Quantcast
Animais de companhia

Provedoria resgata animais usados para mendicidade na Baixa de Lisboa

Provedoria resgata animais usados para mendicidade na Baixa de Lisboa Direitos Reservados

A Provedoria dos Animais de Lisboa, a Casa dos Animais de Lisboa, a Polícia Municipal e o movimento SOS Coelhos, fiscalizou situações de utilização de animais para mendicidade na Baixa de Lisboa, tendo resgatados dois coelhos anões aos seus tutores.

Para Ângelo Pereira, vereador com o pelouro da Proteção Animal da Câmara Municipal de Lisboa, “agir contra a utilização de animais para mendicidade é um imperativo na luta que Lisboa trava diariamente em prol do bem-estar animal”. E continua: “trata-se de uma situação intolerável e a Câmara Municipal de Lisboa não deixará de tomar ou apoiar todas as medidas que venham a ser necessárias para garantir o respeito e a dignidade dos animais em situação de abuso ou perigo”.

 

De acordo com o comunicado, as denúncias chegadas à Provedoria “têm vindo a aumentar significativamente, resultado da indignação de transeuntes que assistem à presença de animais junto a pedintes, utilizados com o intuito de estimular a esmola”. Neste sentido, a Provedoria avançou que, na última semana, registou mais de uma dezena de alertas através do “Botão de Socorro”, que denunciaram a utilização de animais de companhia na mendicidade.

Provedoria dos Animais de Lisboa

“Na operação, além de 3 cães adultos, 3 cachorros e 2 coelhos anões, foram fiscalizados 2 homens e 1 mulher, tutores desses animais. Enquanto os cães se mantiveram à guarda destas pessoas e continuarão a ser monitorizados pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, os coelhos foram resgatados, já que apresentavam sinais de falta de higiene e no local não estavam preenchidos os requisitos legalmente previstos, o que põem em causa o seu bem-estar”, esclarece o comunicado.

 

Os animais resgatados foram entregues à SOS Coelhos.

“Este fenómeno gera grande preocupação na Provedoria e, como tal, têm sido efetuadas diligências que vão ao encontro não só de travar o seu crescimento, mas também de o tentar erradicar, esta ação é mais um passo nesse sentido”, afirmou Pedro Emanuel Paiva, provedor do animal da autarquia de Lisboa.

 

“Congratulamos a Provedoria dos Animais de Lisboa pela nobre ação de resgate dos coelhos utilizados em mendicidade, demonstrando um compromisso inabalável com o bem-estar animal e os valores humanitários. Os animais que ficaram à nossa guarda estavam subnutridos, com falta de higiene e em risco de vida por se encontrarem nestas condições”, referiu Ana Maria Gonçalves Pereira, representante da SOS Coelhos.

Provedoria dos animais lança ação para diminuir uso de animais para mendicidade

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?