Animais de companhia

Matosinhos também vai ter praia para animais de companhia

Cão na praia com dono - praia Matosinhos pet friendly

Depois da abertura, na semana passada, de uma praia pet friendly, que permite a permanência de animais domésticos, em Oeiras, chega agora a vez de Matosinhos de ter um areal mais amigo dos animais.

A localização ainda não está definida, mas a medida foi aprovada na reunião de Assembleia Municipal no passado dia 29 de junho. Segundo o site JornalismoPortoNet, a medida pode ser implementada numa praia ou só em parte dela.

Tal como na praia pet friendly do concelho de Oeiras, situada na praia dos Pescadores, em Paço de Arcos, o espaço de Matosinhos vai exigir alguns deveres aos tutores, como o uso obrigatório pelos animais de coleira ou peitoral e de açaime ou trela. Os detentores devem ainda fazer-se acompanhar pelo documento de identificação do animal de companhia (DIAC) e garantir a recolha dos dejetos dos seus animais.

A recomendação para a criação de um areal amigo dos animais no concelho nortenho partiu do PAN – Pessoas – Animais – Natureza e foi aprovada por maioria, com os votos contra do PSD e de dois independentes.

O concelho de Lagos, no Algarve, também conta, desde 2010, com uma praia licenciada para o treino de cães de água portugueses, no Cais da Solaria, junto à praia da Batata.