A Symington Family Estates realizou uma parceria com a Rewilding Portugal, com o objetivo de contribuir para um futuro mais sustentável na região do Douro, mantendo a sua missão de apoiar causas ambientais.
A colaboração com a organização sem fins lucrativos faz parte de uma série de iniciativas de conservação da vida selvagem em 120 mil hectares entre a cadeia montanhosa da Malcata e o vale do Douro.
A iniciativa será financiada através do Fundo de Impacto da Symington, anunciado a janeiro de 2020, e cujo compromisso inicial é de um milhão de euros. Este fundo destina-se a apoiar causas sociais e ambientais e organizações a longo prazo nas regiões do Douro, do Porto e do Alto Alentejo, com soluções positivas nesse âmbito.
Assim, a Symington deverá apoiar a atividade da Rewilding Portugal para o desenvolvimento de negócios e empreendimentos sociais cuja atividade sustenta a conservação do meio ambiente, bem como implementar práticas de ‘renaturalização’ nas suas propriedades. Por sua vez, a Rewilding Portugal deve gerar oportunidades de voluntariado para todos os colaboradores da Symington.
“A Rewilding Portugal é um parceiro natural para nós, já que estão comprometidos em proteger e regenerar a natureza em territórios abandonados no norte de Portugal e o seu modelo permite impulsionar a economia local, desenvolvendo iniciativas e empresas que potenciam a conservação do ecossistema”, refere Johnny Symington, chairman da Symington Family Estate. “Estamos muito preocupados com os desafios ambientais que o mundo enfrenta atualmente e estamos comprometidos em fazer tudo o que nos é possível para contribuir para um futuro positivo nas comunidades em que trabalhamos”, conclui o responsável.
A Rewilding Portugal tem uma estratégia de conservação para melhorar a biodiversidade e apoiar a regeneração da natureza no vale do Grande Côa, através da recuperação do habitat de espécies fundamentais como lobos, o lince-ibérico, veados e aves de rapina.