A Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA) e as empresas produtoras de alimentos para animais de companhia têm tido um crescente número de pedidos de apoio de associações zoófilas e de particulares para doações de alimentos para animais de companhia.
Segundo explicado em comunicado, a IACA defende a redução do atual regime de IVA nos alimentos para animais de companhia de 23%, para a taxa intermédia de 13%. A associação considera que a manutenção da atual situação tem o potencial para originar uma grave situação de saúde pública, devido ao expectável aumento do número de animais errantes.
A IACA explica ainda que falta de liquidez de instituições e particulares para alimentarem animais de companhia está prestes a atingir níveis preocupantes e com impacto na saúde pública.
“Os preços dos alimentos para animais de companhia, com a duplicação dos custos de algumas matérias-primas e da energia, aumentaram 25% no período de um ano. É natural que, dado o contexto em que estamos a viver, famílias e instituições não consigam fazer face aos aumentos de preços que a indústria também está a sentir”, diz o secretário-geral da IACA, Jaime Piçarra.
“As empresas associadas na IACA apoiam algumas instituições, dentro do que está ao seu alcance. Recentemente, no Dia do Animal, oferecemos quatro toneladas de ração à União Zoófila, mas temos consciência que a situação não se resolve com apoios pontuais, por isso apelamos ao Governo que reduza em 10% o regime de IVA em vigor nas rações para animais de companhia”, declarou.