Para a oradora, hoje em dia há uma maior consciência de que “o mais importante nas empresas são as pessoas, logo há que saber como motivar e como gerir os colaboradores da melhor forma”. O que distingue as empresas é a “cultura organizacional, algo que tem de ser criado logo à partida”.
Começar por delinear a missão e os valores da empresa é um primeiro passo para que todos os colaboradores estejam “alinhados para atingir um mesmo objetivo”. O coaching não é mais do que “uma filosofia, uma forma de pensar estruturada e positiva que serve para alinhar a equipa mediante a cultura da empresa”.
Cabe ao líder ter a atitude certa para motivar a sua equipa e cabe-lhe também escutar o que os seus trabalhadores têm a dizer, uma vez que ele é o espelho da sua equipa, ao mesmo tempo que a equipa é o espelho do seu líder.
Entre as dicas que Clara Fernandes deixou aos participantes, destaca-se a importância de saber identificar as áreas em que somos muito bons, assim como o que temos a melhorar, para depois saber identificar onde queremos chegar com o nosso negócio. “É importante sabermos identificar onde queremos estar daqui a cinco anos para ser mais fácil estabelecer objetivos”.